A política é como nuvem. Você olha e ela está de um jeito. Olha de novo e ela já mudou. Mapear apoios políticos a partir da formação do novo governo Ibaneis Rocha, MDB-DF, (2023-2026) e projetar as características que serão importantes para orientar a elaboração de estratégias de relações institucionais e de projetos que sejam importantes para bom andamento e positividade numa melhor gestão do GDF que será prestado à população.
Na campanha política a base do governo Ibaneis Rocha (MDB) rachou. O governador do Distrito Federal, por um lado, saiu na frente, ao ter anunciado a chapa para a disputa à reeleição, com a deputada federal Celina Leão (PP-DF) como vice e a ex-ministra da Família, Mulher e Direitos Humanos Damares Alves (Republicanos) para a corrida e foi eleita a senadora. Com vários gestos, Ibaneis sinalizou oficialmente o rompimento com o ex-governador José Roberto Arruda (PL) e com a deputada federal Flávia Arruda (PL-DF).
O PL, é o partido do presidente Jair Bolsonaro, foi a legenda que mais cresceu no Congresso Nacional entre as eleições de 2018 e as eleições do dia (2). No caso da Câmara dos Deputados, o PL obteve 33 cadeiras nas eleições de quatro anos atrás. Agora, o partido terá 99. No Senado, a legenda ficou com dois senadores após as eleições de 2018. Após o pleito deste ano, o partido terá 13 cadeiras.
O partido do Republicanos foi quem mais cresceu nos últimos anos, cogitou lançar Damares ao governo do DF em meio a mal-estar na base de Bolsonaro, mas preferiu sair candidato ao Senado e eleita a senadora pelo Distrito Federal. Enfim, tudo o que podemos fazermos no momento é esperarmos o alinhamento do governador Ibaneis Rocha com os partidos político e parlamentares eleitos para o bom andamento da máquina pública, vamos ao que nos interessamos sobre a indicação do novo administrador da RA-XXV/SCIA - Estrutural.
Se caso Ibaneis cogitar a vim candidato a presidente da República em 2026, sem apoio dos partidos de direita e centro-direita é um tiro no pé. Caso seja candidato ao Senado, também é a mesma situação apesar que são duas vagas para o cargo de senador na próxima eleição. Se o governador fizer essa aliança. Quais os possíveis nomes que podem serem cogitados ao cargo de administrador da Estrutural?
Pelo os partidos: MDB-Estrutural; Ana, Nelcides, Zezinho da Estrutural, Duarte, Edvaldo Campos, Evandro Batista, Verinaldo Guedes, Nicanor, irmão Agenor, Reizinho, Paulista, Edmilson Almeida, professor Algudão, Kleiton de Paula, tia Tatá, Pastor Valério, Lacraia, Hildete Moura, China e pastor Marcelo. PP - Estrutural; Zé Maria, Germano Guedes, Nandão, Reinaldo da Feira, Flávio Sena, Lindinho, Thais Dantas, Gaúcho, Melquisedeque e Macedo. PL - Estrutural; Jaime Tavares, Alexandre Bedran, Alaíde e a Rosa da Estrutural. PSD - Estrutural; Laila, Irene, Paulão da Estrutural, Ismael da Estrutural, Marcelinho, Professor Raimundo R. Braga, Fernando, Betânia. Republicanos - Estrutural; Elicacio e Amilton Prado. PROS- Estrutural; Cristiane Freitas, AGIR - Estrutural; Elisangela Almeida. PSC - Estrutural; Wander Maciel; União Brasil - Estrutural; Gera da Estrutural e Maria da Quadra 12; PTB - Estrutural; Joázio. AVANTE - Estrutural; Oliveira e Joabe da Santa Luzia. PMN - Estrutural; Anísio Pereira, PRTB - Estrutural; pastora Ana Cleia. O PSDB e PDT temos os senadores Izalci Lucas e Leila do Vôlei, Ibaneis vai precisar dos senadores para vim mais recursos para o DF, caso tenham uma aliança que dificilmente terá, ao mesmo tempo é possível, por que o governador não disputará o cargo de governador na próxima eleição. Se ouvesse essa aliança no PSDB-Estrutural; Rodrigo Abreu, Rafael Braz, Ray Alves e Abraão Alves. PDT - Estrutural; Nazaré, Djalma Nascimento, Rose e Roberta.
O Dr. Alceu poderá ficar ou assumir o cargo de administrador em sua cidade de Santa Maria, Distrito Federal.
Quem será o padrinho político da Estrutural? Digo uma coisa a você. Algum desses partidos político terá a administração de porteira fechada ou não. Aguardar os próximos capítulos...
Foto do Google da Estrutural.