domingo, 27 de novembro de 2022

A Estrutural e Santa Luzia receberá o presidente nacional do G10 das Favelas

O Gilson Rodrigues maior líder comunitário e emprendedor social, maior mobilizador social do Brasil e o primeiro a tocar o sino da Bolsa de Valores de Nova York estará brevemente nas comunidades da Estrutural e Santa Luzia.


Presidente Nacional do G10 das Favelas - Gilson Rodrigues, imagem do UOL.

A Cidade Estrutural, também denominada Região Administrativa XXV do Distrito Federal (SCIA – Estrutural), originou-se em meados da década de 60, são marcadas pela expansão da ocupação irregular constituindo, assim, uma nova favela do Distrito Federal erguida sob a necessidade urgente de desenvolvimento humano, entretanto, carente de planejamento e infraestrutura.

G10 das Favelas do DF 
Dila do Sol Nascente - presidente do G10 das Favelas do DF.

A ocupação mais carente da Estrutural é o Setor Santa Luzia apresenta o menor IDHM do Distrito Federal, a região abriga 2% da população mais pobre da capital do país. Com área territorial de 80 hectares e localizado no limítrofe do Parque Nacional, contíngua à Estrutural/SCIA, o Setor Santa Luzia situa-se em uma Área de Preservação Permanente (APP), região não regularizável e com ausência de infraestrutura adequada de água, energia, esgotamento sanitário, drenagem pluvial e pavimentação. Assim, cerca de 15 mil habitantes vivem em 3.800 moradias precárias e em situação de alta vulnerabilidade social.

Rodrigo Abreu representante do bloco G10 das Favelas na Estrutural e Santa Luzia.

O G10 Favelas é uma organização sem fins lucrativos. Onde tem um Bloco de Líderes e Empreendedores de Impacto Social das Favelas Brasil. O G10 das Favelas representado pelo líder comunitário Gilson Rodrigues fez o convite especial para o Rodrigo Abreu a ser o representante do bloco na Estrutural e Santa Luzia no SLUM SUMMIT 2022 - EMPREENDER NA FAVELA, maior evento de empreendedorismo de impacto social e empoderamento da favela do G10 das Favelas, aconteceu nos dias 18 e 19 deste mês de novembro, A 3a edição, do evento com o tema Empreender na Favela, traz debates ligados a negócios de impacto, empreendedorismo, inovação, criação de redes, além do lançamento do G10 Bank e atrações culturais.

O evento idealizado pelo Presidente do G10 Favelas e CEO do G10 Bank, Gilson Rodrigues foi aberto ao público presencial, durante três dias, com 20 painéis, e mais de 70 palestrantes, entre empresários, empreendedores, parceiros, investidores, influenciadores, moradores e coordenadores das iniciativas do G10 Favelas, com a estimativa de 1.500 participantes.

"O presidente nacional do bloco G10 das Favelas Gilson Rodrigues visitou o Sol Nascente a segunda maior favela do Brasil e estar previsto a vinda dele na Estrutural e Santa Luzia onde terá uma grande ação social de entregas de centenas de cestas básicas e conhecer os problemas de impacto social e trazer solução onde ainda o Poder Público" - Disse o Rodrigo Abreu, liderança do bloco.

Neste sábado (26/11), os líderes do G10 das Favelas do DF teve a primeira reunião com a anfitriã presidente do G10 das Favelas no DF, Dila do Sol Nascente, para ajustar e preparar as ações futuras e uma delas com certeza, a hospedagem da cometiva de líderes e de grandes investidores nas comunidades do Brasil que visitará o Distrito Federal, onde a Estrutural e Santa Luzia fará parte deste primeiro movimento nacional de impacto social de suas histórias.




Da redação.




.

terça-feira, 8 de novembro de 2022

Cidade Estrutural participará do Fórum Nacional do G10 das Favelas do Brasil

A comunidade da Vila Estrutural, também conhecida como Cidade Estrutural, ocupa uma área de 154 hectares contando ainda com o Santa Luzia. Foi considerada imprópria para habitação, por se tratar de área de depósito de lixo e estar perto do Parque Nacional de Brasília, pela primeira vez em sua história participará do Bloco do G10 das Favelas no Furum Nacional sediado na favela de Paraisópolis, São Paulo nos dias 17, 18 e 19 deste mês de novembro de 2022.

Rodrigo Abreu Bsb, líder comunitário e ativista das comunidades carentes do DF.

O líder comunitário Rodrigo Abreu recebeu o convite especial para representar a comunidade no Fórum Nacional do G10 das favelas com as demais lideranças de outras favelas do Distrito Federal a exemplo da segunda maior favela do Brasil, Sol Nascente que, também terá os líderes Dila e Anderson na linha de frente do bloco.


"Apesar de ser uma Região Administrativa de Brasília ainda apresenta muitos problemas sociais, pobreza, classes sociais, contradições sociai. Fico muito feliz de fazer parte do Bloco Nacional do G10 das Favelas representando uma das maiores favelas com maior complexidade do Brasil, levando e trazendo experiência para maior desenvolvimento do nosso bloco nacional." - frisou Rodrigo Abreu Bsb.


O que é o G10 das Favelas? O G10 das Favelas é um bloco de Líderes e Empreendedores de Impacto Social das Favelas que, assim como os países ricos (Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido) do G-7, uniu forças em prol do desenvolvimento econômico e protagonismo das Comunidades, visando o desenvolvimento econômico e social dessas áreas urbanas.


A exemplo dos grandes blocos econômicos, o G-10 tem encontros regulares e termos de cooperação para que exista uma colheita de dados, acompanhamento das ações propostas e que seja mensurado o real impacto social e crescimento gerado pelo Bloco e seus parceiros. A ideia do G-10, é inspirar o Brasil inteiro a olhar para a favela, tornando as Comunidades grandes Polos de Negócios, atrativo para Investimentos, de forma a “transformar a exclusão em Startups e Empreendimentos de Impacto Social” de sucesso. Um ponto importante para os organizadores da iniciativa é deixar claro que o objetivo não é arrecadar doações ou patrocínio, mas investimentos que gerem tanto retorno ao investidor quanto o desenvolvimento econômico das comunidades.

Da redação.

Eleição do CCSCIA 2023: Fusão e estratégia de grupos políticos para 2026

   Neste último fim de semana teve um agenda agitada de definições e confirmações de supostas chapas na fusão majoritárias na eleição do Con...